Bolo simples com calda de frutas vermelhas


INGREDIENTES

Massa
03 ovos;
02 xícaras de açúcar demerara;
01 xícara de leite desnatado sem lactose;
½ xícara de óleo de girassol;
02 xícaras de farinha sem glúten (usei da marca Aminna);
01 pitada de goma xantana;
01 colher (sopa) de fermento em pó.

Calda
250g de frutas vermelhas (usei morango, cereja e amora)
3/4 d xícara de açúcar demerara;
Suco de ½ limão.


PREPARO

Massa: Separe as gemas das claras e bata estas em neve. Reserve. Leve à batedeira açúcar e gemas e bata até formar uma massa úmida. Acrescente, aos poucos, leite, óleo e farinha e continue batendo até a massa se homogeneizar. Retire o bowl da batedeira e incorpore as claras em neve e o fermento. Misture com uma espátula (ou fouet, ou colher) fazendo movimentos circulares, delicadamente. Leve a massa ao forno já pré-aquecido a 180 graus até assar (no meu forno, o bolo assou em 50 min.). Antes de retirá-lo do forno, espete um palito para conferir se a massa já está bem assada. Pronto!

Calda:Lave bem as frutas e coloque-as no liquidificador. Bata-as até formar um suco grosso (coisa bem rápida). Leve esse suco à panela no fogo baixo. Quando a calda começar a levantar fervura, esprema o suco de meio limão e acrescente o açúcar. Mexa diversas vezes durante o preparo. O ponto ideal é quando a calda atingir textura mais viscosa, menos fluida, mas não em ponto de geleia (faça o teste do pratinho: coloque um pouco da calda num pratinho e vire-o em pé. Se a calda não escorrer é porque está no ponto certo). Todo o processo no meu fogão levou cerca de 20 min. Pronto!

Montagem: Após desenformar o bolo, regue a calda sobre ele. Enfeito-o com frutas vermelhas a gosto.


OBS.: 1) Para a calda usei essas três frutas (morango, amora e cereja) porque gosto dessa combinação, mas ela pode ser feita com apenas uma das frutas, como calda só de morango. O processo é o mesmo; 2) o ponto da calda varia de gosto. Prefiro-a mais viscosa, mas ela pode ficar mais fluida também. Basta deixa-la menos tempo no fogo; 3) a quantidade de açúcar também depende de cada paladar: quanto menos açúcar, mais azedinha a calda ficará.





Comentários