Viajar sem glúten: Espanha




Há alguns meses escrevi um post sobre como é a vida sem glúten em Espanha e, hoje, traga-o outra vez, porém numa versão mais simplificada. Como vivo em Sevilha, a maior parte de minha experiência foi nela, mas, como estive viajando por outras regiões do país, pude ampliá-la melhor!

A verdade é que Espanha está se convertendo num paraíso sem glúten! As opções e variedades são muitas em restaurantes, bares e supermercados. As associações de celíacos do país são muito participativas e representativas e dispõem de muitas informações em suas web's e em grupos/páginas no Facebook. Há a FACE, que é a federação nacional, e também há as associações regionais. 

Das grandes redes de supermercado, Mercadona, El Corte Inglés, Carrefour e Lidl são excelentes opções. Além delas, também há supermercados regionais que vendem produtos sem glúten. Já o supermercado Dia, por exemplo, é o que menos encontrei opções. Há uma variedade de marcas especificamente sem glúten, nacionais e internacionais, e grande parte dos produtos de consumo comum, como geleias, queijos, embutidos, carnes, molho de tomate, chocolate etc também vem rotulados adequadamente, informando se há glúten, traços de glúten ou se está isento de ambos. Além dos supermercados, há lojas especializadas em produtos sem glúten, sobretudo em grandes cidades, mas, como nunca fiz compras nelas, não posso dizer sobre.

Comer na rua também é uma facilidade. Por sorte, há aplicativos que ajudam muito na busca por um lugar apto, seja bar, restaurante, cafeteria ou confeitaria. Aqui, podemos "salir de tapas", comer pizza, pasta, hambúrguer, beber cerveja, tomar sorvete, comer bolo de chocolate! Tudo isso e mais! Inclusive, como opção barata e ligeira, podemos ir ao velho e clássico Mc Donalds, que possui menu sem glúten certificado pela Face! Burguer King também tem menu sem glúten, mas muito pobre comparado ao Mc Donalds.

Em minhas experiencias, observei que existem três tipo de estabelecimentos: os 100% sem glúten, os que possuem cozinhas separadas e os que possuem cozinha única, mas adaptam pratos. Nos dois últimos casos há ou menu sem glúten a parte ou menu de alérgenos. Os garçons,  geralmente, são conscientizados do tema e sobre contaminação cruzada. Sempre que vou a um restaurante e explico minha condição recebo um tratamento incrível, até porque isso de intolerâncias e alergias e alimentares é um tema levado muito a sério no país.

Há dois aplicativos que uso muito e recomendo: Celicidad e Celiacos a los 30. O bacana desses app's é que indicam os lugares no mapa e, inclusive, dão referências sobre eles. Mas há também outras formas de busca: por meio das web's das associações de celíacos, grupos de Facebook, perfil de celíacos de Instagram ou simplesmente jogando no google o nome da cidade + sin gluten (ex.: Madrid sin gluten). 

Enfim, o melhor disso tudo é que viajar dentro de Espanha significa para nós, celíacos, viajar com qualidade e acessibilidade. Claro que há destinos mais bem preparados que outros. Madrid, por exemplo, é sucesso total, com uma infinidade de opções. Há cidades que não possuem muitos estabelecimentos, mas nada que uma ida ao supermercado ou uma boa busca por outros locais na internet não resolva até o próximo destino! Não tem erro!

O importante é não deixar de viajar!

Comentários