Acabo de voltar de uma viagem a França e lhes contarei minhas experiências sem glúten nas cidades de Marselha, Lyon e Paris.
Observei que, de modo geral, não são todos os supermercados que têm produtos sem glúten. Redes como Carrefour e Auchan são as melhores opções. Mas há um porém: grande variedade de marcas e produtos existem apenas nos "hipermercados". Os supermercados pequenos, localizados no centro da cidade, não são muito acessíveis, pois têm poucas opções ou quase nada. Além disso, lá os produtos são mais caros se comparados a Espanha.
Os produtos de marcas específicas sem glúten são adequadamente rotulados; os demais, não. Então, cuidado! Encontrar chocolate foi uma missão quase impossível. Até para comprar uma geleia ou queijo é mais complicado, pois não são todos os alimentos que possuem em seus rótulos: "pode conter traços de glúten" ou "sans gluten = sem glúten." Na verdade, não informam o que precisamos ler, e temos que buscar por "farine de blé = farinha de trigo" em meio àquele amontoado de ingredientes. Sabe a batata Lays, que nos salva no Brasil? Tem glúten em alguns sabores. Ah, e as marcas francesas de produtos sem glúten são muito boas, achei a qualidade dos alimentos desejável.
Quanto às cidades em específico, deixo-lhes algumas dicas:
Marselha: péssima para encontrar restaurantes, opções quase nulas. Os poucos que vi em publicações ou já não trabalham mais com menu gluten free de acordo com o site do estabelecimento ou apenas adaptam pratos. Lá, almocei num restaurante normal e tive que explicar minha condição a garçonete para evitar muita contaminação.
Lyon: tem opções interessantes, sobretudo de comida orgânica, café e confeitaria, mas não muitas. Orientei-me pelo blog: Sunny Délices.
Paris: tem boas opções, nem tantas também se comparadas a Madrid, por exemplo, mas muito caras. Mas há pizzaria, confeitaria, café etc. Orientei-me pelo blog: Gluten Free in Paris.
Ademais, vale sempre à pena também buscar informações e orientações com celíacos locais por meio de associações de celíacos ou grupos em redes sociais relacionados às cidades que se deseja visitar!
Um abraço!
Comentários
Postar um comentário