Viajar sem glúten: Itália




Voltei recentemente de uma viagem à Itália, a qual passei por Bérgamo, Verona e Roma, e lhes contarei minha experiência sem glúten por lá, que, por sinal, foi positiva!

Itália é um verdadeiro paraíso para celíacos! Comer pasta e pizza não é nenhum problema e, por sorte, não passamos vontades! Lá, existe a associação nacional, Associazione Italiana Celiachia - AIC, que desenvolveu o aplicativo AIC Mobile, muito útil para localizar restaurantes e estabelecimentos aptos e certificados. Durante a viagem, orientei-me por este aplicativo e por outro tão bom quanto, o Mangiare Senza Glutine. Usá-los não tem erro! Outra ferramenta que me ajudou foi o grupo Celíacos pelo mundo - Viajando sem glúten, do Facebook, com indicações e dicas de outros celíacos sobre diversos destinos.

Bérgamo e Verona têm opções mais limitadas, como qualquer cidade pequena, mas Roma tem uma oferta impressionante de restaurantes e pizzarias. Os preços variam de acordo com a cidade, tipo de estabelecimento e também sabor da pizza ou molho da pasta, mas, em geral, os pratos sem glúten são mais caros que os demais. Dos locais que experimentei, percebi que a média estava entre 9€ e 13€.

Roma, onde estive a maior parte da viagem, foi a cidade que mais me proporcionou prazeres gastronômicos! Estive em locais indicados pela comunidade celíaca e também registrados no app da AIC. Para massas ou outras opções, indico Voglia di Pizza, Mama Eat, Pizza in Trevi e La Soffita Renovatio. A padaria Pandalí é uma ótima opção para compra de pães, bolos, biscoitos e lanches variados. Já a gelateria Grom é parada obrigatória, pois, além do gelato ser delicioso, tudo é sem glúten, inclusive as casquinhas!

Encontrar alimentos em supermercados também é tranquilo. Há muitas redes, mas tive experiência em três: Pam Local, Todis e Emme Piu. A variedade de produtos sem glúten é muito boa, com marcas nacionais e importadas, porém os preços são mais altos se comparados à Espanha, por exemplo.

Enfim, celíacos, se vocês buscam um destino em Europa, não exitem em incluir Itália no roteiro! O prazer de comer uma autêntica pizza fora de casa é único e especial! Fui muito feliz nessa viagem e confesso que comi muito, de encher a barriga até não poder, hahaha!!!

Comentários