5 boas experiências que vivi como celíaca na Espanha


Nunca escondi de ninguém que os seis meses que morei na Espanha foram os melhores e mais lindos de minha vida. No quesito "sin gluten", comparado ao Brasil, o país é um verdadeiro paraíso! Por isso, resolvi compartilhar cinco boas experiências que lá vivi como celíaca!

1) Comer fora de casa não era nenhuma missão impossível, pois a quantidade de estabelecimentos com menu e preparo apto para nós é incrível. Assim, minha vida social não se limitou e pude me libertar da marmita!

2) O que me ajudava muito na hora de comer fora de casa eram os aplicativos espanhóis, que buscam no mapa restaurares aptos, e os vários blogs e grupos com dicas. Já aconteceu d'eu estar morrendo de fome sem saber onde comer, abrir o app e localizar o restaurante mais próximo a mim. Um arraso!

3) Fazer compras no supermercado era um momento de prazer sem fim, afinal, variedade de produtos sem glúten é o que não falta! A rede de supermercados Mercadona é, sem sombra de dúvidas, uma ótima opção.

4) O tema sobre DC, ou "celiaquia", como dizem em castelhano, é bem difundido e, por isso, boa parte das pessoas são conscientes dessa condição. Ninguém faz cara de espanto ou mil perguntas indesejáveis quando você diz ser celíaco. E pode acontecer de um amigo que você acabou de conhecer lhe convidar para um almoço ou café e lhe receber com pão sem glúten e ainda preparar tudo com cuidado para você não se contaminar. É incrível!

5) Participar do Festival do Celíaco, organizado pela Associação de Celíacos de Madrid, foi uma experiencia bacanérrima! O Festival é muito bem estruturado e grandes marcas sem glúten do país e também estrangeiras estavam lá divulgando seus produtos. Teve muita degustação e cerveja sem glúten a vontade! O melhor dessa experiência foi compreender que o mercado sem glúten no país é inteiramente voltado aos celíacos e sensíveis. Diferente do Brasil, onde, infelizmente, esse mercado é voltado ao público fitness.

Comentários